Os banners são um dos formatos mais antigos quando o assunto é publicidade na internet. De fato, lá pelos anos 90, naquelas páginas quadradas e com zero interatividade, os banners já faziam sucesso. Pois saiba que hoje, quase 20 anos após a popularização do acesso a web, os banners continuam com toda força.

Uma prova disso é um estudo da Madvertise, que indica que 85% dos anunciantes prefere fazer publicidade em banners do que em outros formatos. O mais curioso é que, em tempos onde há tantas alternativas para fazer publicidade online, os banners ainda mantém o protagonismo.

O que define um Banner de Qualidade?

O grande segredo de um banner funcional é como está planejado. Por exemplo, uma análise da empresa Adpiler descobriu que os banners com movimento não são bem-vistos pela maioria dos usuários. Outra coisa: os banners funcionam melhor para públicos não tão jovens, da casa dos 30 anos para cima (justamente os que viram surgir este formato ainda pelos idos dos 90’s.

Já no seu caso, concretamente, se você sabe que seu target visita frequentemente uma página em especial, vale muito a pena o investimento nesse formato, e nessa página. Assegure-se de criar usm banner harmônico, orgânico e que não incomode. Na verdade, você pode até criar variações e ir provando o que funciona melhor. Como no caso dos testes A/B das campanhas de email marketing e newsletters.

Outra característica interessante na evolução histórica dos banners é a possibilidade de manter um seguimento do rendimento de cada um. Logo, você pode saber de qual deles veio a visita – o que conecta com as provas A/B que comentamos. Ou seja, a partir das métricas relacionadas, otimizar as campanhas e, consequentemente, a taxa de conversão.

Flexibilidade do Formato e Possibilidades

Algumas vantagens do uso de banners, seriam:

  • Os preços para fazer publicidade com banners são acessíveis para qualquer anunciante. E, ainda que o investimento aumente de acordo        com o volume de tráfego, normalmente, mais movimento significa    também uma maior taxa de conversão;
  • Os banners são versáteis, há diversos formatos que podem ser aproveitados e em lugares diferentes de cada web. Podemos usar o    Pop-Under, Leaderboard, Square pop-up, Half-page ad e muitos outros. Verticais para conteúdos mistos, horizontais facilitam o uso de fotos panorâmicas;
  • Flexibilidade e facilidade para modificar a gráfica. Basta atualizar o arquivo fonte na hospedagem e o banner já é mostrado de acordo com a atualização. E não só a gráfica, mas a campanha em si pode ser outra. Afinal, o que se contrata é o espaço. A informação é por sua conta.
  • A já citada possibilidade de monitorar a eficiência das campanhas, visitas recebidas, conversões das visitas recebidas, horário de maior tráfego, etc.

Além de suas características particulares, o banner é uma ferramenta interessante sempre que você saiba com quem está tentando conversar. Quando a publicidade correta é exposta para o público correto, é maior a identificação do público e, consequentemente, aumentam-se as chances de ter um melhore retorno sobre o investimento (ROI) da iniciativa.

Dependendo da natureza da página onde você vai vincular o anúncio, há diferentes tipos de acordos e banners que você pode utilizar.

  • Em páginas de notícias, por exemplo, o mais comum é contratar de acordo com o modelo CPM (Custo Por Mil), ou seja, você paga por mil visualizações da sua publicidade, independente do acesso;
  • Já no modelo CPC (Custo por Clique), paga-se somente quando um usuário clica no seu banner. É um dos modelos mais usados no Google Adwords ou Facebook Ads;
  • Por último, o CPA (Custo Por Aquisição) é um dos modelos mais ‘caros’ e complexos, mas a vantagem é que só se paga quando uma          venda é convertida. Mais caro porque, dependendo da página onde   você publique, as chances de conversão são muito maiores.

Esperamos que as informações contidas neste anúncio sejam úteis para melhorar a performance de suas campanhas e aumentar a receita a partir de anúncios dirigidos e que tenham como suporte este que (ainda) é um dos modelos preferidos dos publicitários de marketing online.

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